quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Amamentação - Colostro

  Gente, fala sério que coisa nojentinha esse colostro, não? Sei lá... eu acho.  Comecei a ter colostro com 16 semanas e depois dos 5 ou 6 meses (não lembro bem) tenho a ponto de acordar molhada quase todos os dias. Essa noite foi uma das piores: molhou até a cama! Meu habito de tirar o sutian para dormir foi por água a baixo.
  No começo era só uma águinha transparente e viscosa tipo aquela que sai do nariz quando a gente ta chorando (delicadeza mil), já agora é transparente com pontinhos brancos e amarelados, que aprecem pus (ah, qual é? essa é a aparência mesmo!!). Eu e o Jean ficamos muito contentes e vez ou outra quando não vaza vou la apertar pra ver se ainda tem, vai que acaba? haha. É bobeira mas tanto eu quanto ele temos medo disso, nada a ver né? Um dia ele também comentou: "vai que o colostro vira leite e o bebe não recebe os nutrientes que precisa??". Pai e mãe de primeira viagem, quer o que?

Acho o fato de amamentar muito importante e espero muito por isso, tenho uma grande vontade de amamentar, sei que é importante pro bebe. Talvez eu espere mais pela amamentação que pelo parto, por isso ter colostro é um alívio, até que eu achei:

Aparentemente não há nenhuma relação entre esse fato e a quantidade de produção de leite depois que o bebê nasce. 

mimimi... mas não vou me preocupar ainda, deixar pra me preocupar na hora.


Nos primeiros dias após o parto, os seios produzem um líquido fino - amarelo ou esbranquiçado, semelhante à água-de-coco - chamado colostro. Esse primeiro leite contém água, proteínas, sais minerais e, principalmente, anticorpos conhecidos como imunoglobulinas, que fortalecem o sistema imunológico do bebê, protegendo-o de infecções e viroses. É como se fosse a primeira vacina que a criança recebe.

Por sua consistência viscosa e bastante fluida, muitas mães se assustam e acham que o leite é fraco. "O colostro tem uma alta quantidade de proteínas e fornece ao bebê as defesas necessárias em seus primeiros momentos de vida"


:) Beijos

2 comentários:

  1. Fazia teeempos que eu não passava por aqui.. adorei tuuudo o que escreveu, e me identifico com MUITA coisa ♥

    Quanto ao colostro.. em mim ainda nao começou (normal?)..

    Mas é aquilo que a gente seeeempre fala neh? muda muito de um corpo pro outro rsrsrs

    O que importá é que fevereiro tá chegando e vamos estar com os nossos biscoitinhos \o/ :D
    Deus abencoe voces, aninha :) ^^

    ResponderExcluir
  2. haha que bom Caaaau, normal ahaaaan eu vi na internet q nao influencia nada quanto ao tanto de leite que a mãe vai ter...
    Ai nem acredito que ta chegandooooo, não vejo a hora de ver nossos bebezinhos brincando juntos!!

    ResponderExcluir