quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Amamentação


"O Ministério da Saúde adverte: O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os dois anos de idade ou mais."

"O Ministério da Saúde adverte: O leite materno possui os nutrientes essenciais 
para o crescimento e desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida".

"Nenhum outro alimento é capaz de se equiparar ao leite materno na sua qualidade, por se tratar de uma substância viva específica para os seres humanos. A ciência tem demonstrado as inúmeras vantagens do leite materno tanto para a nutrição quanto para a proteção contra as doenças na infância, além de ser um forte aliado contra as doenças crônicas que acontecem mais tarde na vida, como diabetes, obesidade, câncer, alergia, entre outros"

"Bebês exclusivamente amamentados têm menos chance de desenvolver obesidade, diabetes e hipertensão arterial."

Esses dias que passaram me surpreendi com o tanto de preconceito ou falta de informação das pessoas quanto a amamentação. E eu não estou falando de amamentação prolongada pra crianças de 3, 4 anos, estou falando daquela recomendada por médicos e pelo governo,  exclusiva até os 6 meses e depois com a introdução de comidinhas até os 2 anos. Eu juro que não imaginava que existia esse tipo de coisa, e agora o que mais tenho me deparado é com gente perguntando até quando eu quero amamentar (meu filho não tem nem 2 meses) falando que criança maior de 1 ano mamando é feio, falando que 7, 8 meses é tempo suficiente pra amamentar uma criança... Da onde que surgiu isso gente? Me olham espantados quando eu falo que quero amamentar ate os 2 anos, e ainda que eu nem falo que talvez quero amamentar mais tempo. Meu próprio namorado, pai da cria aqui falou que é feio bebe grande mamando no peito, vejam só vocês. Eu simplesmente disse: é melhor pra mim e pro Nicolas, vou continuar até quando eu quiser e ponto!
To falando sério que eu não sabia que tinha isso... até tinha lido em um blog ou outro, mas não sei porque, sempre achei tão normal amamentar ate 2 anos que não imaginava essa surpresa de todos. Ainda mais o Nicolas que tem APLV (pois é...ele tem, tenho que fazer um post sobre isso) e não pode tomar leite normal, e ainda que não tivesse, se eu tenho leite no meu peito, porque vou tirar ele e faze-lo ser dependente do leite de uma vaca? se é pra mamar que mame o meu leite! falei pra minha mãe que não pretendo dar mamadeira pro Nicolas, que ele vai mamar no peito ate quando nos dois quisermos e depois vai passar pro copinho, ela ficou indignada, disse que eu to judiando do Nicolas, que onde já se viu uma coisa dessas, coitadinho do netinho!
Mamadeira virou algo normal hoje em dia, dar mama no peito passou a ser diferente. É a mesma coisa com a cesária e o parto normal, hoje em dia o normal é a cirurgia! Vejo quanto a mamadeira se tornou algo que achamos "necessário" que eu, que pretendia sempre amamentar no peito, tenho 4! Duas foram ganhadas e 2 compradas... vejam só.
Eu amo amamentar, acho um momento muito intimo com o meu filho e me da uma dor no coração pensar em tira-lo do peito... tenho ficado chateada com os comentários alheios, mas sei que a decisao de amamentar ou nao meu filho só cabe a mim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário