sábado, 18 de janeiro de 2014

O que muda depois de 1 ano

  Nicolas completou 1 aninho há 20 dias e em tão pouco tempo eu já vi uma diferença gritante. Então resolvi fazer esse post contando minha pouca experiência como mãe de um bebe "grande" de 1 ano!
 E daí, o que muda com 1 ano?


Alimentação
Como deveria ser:
  A partir de 1 ano já pode consumir todos os alimentos, inclusive é aí que ela migra para comer a comida dos pais (estou certa universitários?) apesar de ser recomendável ainda evitar o açúcar e frituras até os 2 anos (pra mim por toda a vida é bom evitar né, rs). Ovo e mel são liberados.
Como foi por aqui:
  Comecei a introdução alimentar do Nicolas com 5 meses, mas ele só começou a comer "de verdade" aos 7 e até lá comia apenas frutas, vegetais, legumes, água e agua de coco e é claro muuuito mama. Depois dos 7 meses comecei a introduzis os grãos, aveia, arroz, caldo de feijão, etc... e com 8 ele já consumia açúcar de uma forma bem controlada, as vezes colocava mucilon nas frutas, açucar (geralmente mascavo) no chá, comia bolacha de maizena, também ja tomava sucos de todos os tipos. Depois dos 9 meses Nicolas comia quase que de tudo (que não é alergico, claro), desde todos os tipos de saladas a pirulito, apenas resolvi esperar mais um pouco com o refrigerante e bolachas recheadas, que ainda não havia experimentado, mas vez ou outra roubava uma batata frita do nosso prato, rs. Com 10 meses parei de fazer comida separada pra ele na maioria das vezes, na verdade cozinhava uma panela de legumes pra toda a familia e não temperava, em outra arroz e em outra carne, devidamente temperados, pro nicolas eu misturava sem temperar os legumes, o que não deixava tão salgado, mas também não ficava sem sal pois a carne e o arroz estavam temperados. Até hoje é assim. Depois que ele completou um ano experimentou bolacha recheada e refrigerante, se apaixonou pela coca, mas graças a Deus está longe de adquirir o habito de tomar ja que eu não tomo refri normalmente, muuuito raro. Bolacha recheada tambem vai esperar um bom tempo para entrar no cardapio normal. Graças a Deus Nicolas come muito bem, claro que ele gosta de "porcarias" como todos nós gostamos, mas come todos os tipo de legumes, saladas e frutas!
Ovo ele é alérgico e eu tenho muuuito nojo de mel, fica pra proxima :x
Ps. não quero influenciar ninguém, todos sabem que o correto é amamentar exclusivamente até os 6 meses e só incluir o açucar na dieta dos pequenos depois de 1 ano de idade! Apenas estou contando a minha experiencia.

Andar
Como deveria ser
   Por volta de 1 ano de idade os bebes começam a andar, mas o tempo normal pra adquirir essa habilidade é dos 9 meses até 1a 6meses, sendo que geralmente os bebes de 11 meses começam dar os primeiros passinhos e andam bem com 1ano e 3 mês.
Como foi por aqui:
  Nicolas já dava alguns passinhos aos 10 meses e com 11 meses e 1 dia começou a andar, mas foi só depois que completou 1 ano que realmente se soltou, se firmou mais e perdeu o medo, mas acho que vai mais um mês pra ele ficar pró na arte de andar hehe.

Mamar
Como deveria ser:
  O que o Ministério da Saúde e todo e qualquer pediatra com bom senso diz é que a amamentação deve ser continuada até os 2 anos OU MAIS da criança. Mas na prática isso está longe de acontecer, 1 ano geralmente parece ser o limite aceitável para a sociedade pra uma mãe amamentar, e é geralmente com essa idade em que começa a pressão pra tirar do peito. (longe de mim julgar, é apenas um fato!)
Como é por aqui:
  Meu objetivo foi sempre 2 anos no mínimo então estamos longe de acabar! Como eu não dou a mínima pro que os outros acham hahahaha, estou fazendo o que acho o correto. Na verdade Nicolas ainda mama muuuuuito, quando está só comigo em casa mama várias vezes, é uma forma nossa de nos conectar. Mas mamar pra ele agora já não serve pra matar a fome e muitas vezes nem a sede, serve mais para consolo, carinho e amor, é um momento muito íntimo e delicioso, inclusive Nicolas não mama em publico ou em lugares barulhentos. Se ficar longe de mim pode ficar o dia todo sem mamar sem pedir, mas é só me ver que gruda novamente.

Independencia
  Olha eu não tenho ideia de como deveria ser hahaha, mas o Nicolas depois que completou 1 ano deu um salto gigantesco nesse quesito, ainda é muito apegado a mim claro, eu sou a mãe dele oras, mas não é mais aquele grude de achar eu a pessoa mais legal do universo o tempo todo. Muitas vezes ele prefere ir com outras pessoas a ir comigo se a pessoa o chama para passear ou se ele simplesmente se identificou. Agora vai no colo de praticamente todo mundo, apesar de ainda ser um tanto tímido quando está perto de desconhecidos ou em lugares diferentes e grudar em mim nesses momentos (mas a timidez dura uns 5 minutos, aí ele ja quer sair loucamente andando por tudo), também aceita melhor ficar mais tempo com outras pessoas, como por exemplo se a monitora de um parquinho levar ele pra brincar não sentira nada a minha falta. Também sai andando sem nem saber se eu estou por perto ou não, principalmente em festas de aniversário (tivemos 3 até agora esse mês incluindo a dele), ele só quer saber de dar role por ai asuidhaisd. Gosta mais de conviver com outras crianças e tem começado a tentar brincar junto, se interessa por o que as outras crianças fazem e falam, tenta imitar e "fazer amizade". Além de ter aprendido várias habilidades que me orgulham, ajuda a se vestir, a se lavar, a pentear o cabelo, a escovar os dentes, tenta se alimentar usando uma colher e apesar da bagunça consegue, sabe várias partes do corpo, é super carinhoso e cuidadoso com todos, nunca machuca outra criança ou animal, principalmente se é menor que ele e mais frágil ele sempre toma cuidado e faz carinho devagar, awn <3

Vocabulário
Como deveria ser:
  Com 1 ano as crianças geralmente já chamam papai, mamãe e mais algumas poucas palavras, depois de 1 ano e 6 meses o vocabulário cresce muito podendo incluir até 200 palavras, muitas delas nomes. Entre 1 ano e meio e 1 ano e 8 meses, as crianças aprendem uma média de dez ou mais palavras por dia. Algumas aprendem palavras novas a cada 90 minutos, uma média impressionante.
Como tem sido por aqui:
  Nicolas começou a falar cedo, antes de completar 1 ano falava uma grande variedade de coisas mas não usava sempre essas palavras, depois que completou um ano suas palavras ficaram mais claras e ele consegue se expressar melhor, também fala mais que antes, puxa assunto conosco, indica o que quer "dá", "tá", "descê", "bamo" (vamos) "benha" (venha), "titi gaga" (assistir galinha pintadinha, sim me rendi.), "bahum" ou ""banhu" (pra banho) e também identifica ele mesmo como "nenem". Mam que ele me chamava antes evoluiu GRAÇAS A DEUS e virou mamã ou mamãe mesmo *-* além de várias outras coisas, percebo que ele tem aprendido muito mais palavras novas que antes, acho que daqui pra frente vai aprender muito mais!

Cadeirinha
Como deveria ser:
  A partir de 1 ano de idade o bebe pode passar do bebe conforto pra cadeirinha virada pra frente, ou os bebes que já usavam a cadeirinha virada pra trás apenas viram pra frente hehe. 
Como foi por aqui:
  Perto dos 11 meses passei o Nicolas do bebe conforto pra cadeirinha virada pra frente já que ele não cabia mais no bebe conforto, rs.

Outros fatos....
 Nicolas espichou esse mês deu uma crescidona, nos pézinhos também, ta usando 19 quase passando pro 20 já. Não consigo conter meu orgulho de ver ele andando, acho a coisa mais linda desse mundo. Está no auge de fofura e lindeza!! Mas também tem aprontado bastante, sobre no sofá sozinho, na verdade tenta subir em tudo! Se contorce quando está no colo pra descer pro chão, principalmente nos momentos que ele mais precisa ficar no colo, aff. Aprendeu onde guarda bolacha aqui em casa e ja pega



 


 





Um comentário: